O início deste blog traz uma coisa simples: metas.
Objetivar o que eu quero para que consiga alcança-lo.
E o que eu quero? Estudar Artes do espetáculo: Cinema e Fotografia na Universidade Lyon 2, na cidade de Lyon - França.
E como conseguir? PIANI pela UFPB
PIANI é um programa de intercâmbio estudantil da Universidade Federal daqui da Paraíba, geralmente cada universidade tem seu programa próprio mas as regras são basicamente as mesmas. As inscrições tendem a começar em abril para que todo o processo esteja completo até setembro, que é quando começa o ano escolar na Europa. Clica aqui pra ir pro site o/
O processo é extremamente burocrático, mas não é difícil. A assessoria internacional da UFPB tem fama de atrasar - por isso atrapalhar - muito as coisas, então o que se puder ir adiantando é necessário. Pra se candidatar ao PIANI é coisa simples, CRE acima (ou igual) de 7, estar matriculado e fazer uma provinha do idioma escolhido - no caso francês -, que não é difícil mas não pode ser ignorada. Não são muitas vagas para as instituições, mas também não muitos - aliás, poucos msm - se inscrevem. O motivo é bem simples: Tem que pagar tudo, menos as taxas da universidade.
Meu orçamento para seis meses ficou em 10 mil reais, incluindo as passagens aereas e taxas do visto (sem incluir as taxas da burocracia francesa). Esse valor foi bem pesquisado por um tempao e leva em conta alimentação, moradia e transporte - e o famoso pé de meia. Não é dinheiro pra viajar todo mês para um país diferente.
A questão é que eu pretendo passar um ano. Um ser humano com visto de estudante pode trabalhar na frança por 20h semanais. O emprego é fácil mas é concorrido, beeem concorrido. Primeiro porque lyon é uma cidade de estudantes, então tem sempre um procurando emprego. Por isso também é difícil encontrar vagas em residencias e albergues então é melhor reservar com antecedência. Fazer tudo antes para não ficar no prego.
Como falta um tempo considerável para começarem os procedimentos burocráticos da viagem, resolvi ralhar com o que posso e vale a pena: trabalhar duro pra juntar dinheiro e antecipar tudo que eu puder.
Então, pra não desanimar e perder o pique, estou traçando mini-objetivos semanais. Tem que verificar se eu ainda posso usar meu passaporte (ele é antigo) e, se não puder, tirar logo outro; tem que me matricular no curso de francês (tenho dois anos de francês, mas não é de longe o necessário) ; estabelecer contato com pessoas que já fizeram intercâmbio pra frança e/ou piani; ir na Assessoria de Assuntos Internacionais da UFPB pegar o folder e me informar para os adventos desse próximo ano (todo ano muda algo); etc etc etc.
Meta para a Semana 1 :
Me matricular no curso de francês.
au revoir :)