quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Falta muito e falta pouco

Me matriculei no curso, consegui economizar uma grana por causa do desconto para estudantes da UFPB na Aliança Francesa.  Descobri que um passaporte só tem validade por 3 anos, eu tenho que fazer outro, mas papai fez a caridade de me atentar que era burrice tirar um logo agora e perder um ano da validade do indivíduo. Então, relutante, vou esperar. Me sinto imbecil não podendo fazer mais nada além de esperar. A assessoria de assuntos internacionais da UF ta fechada até fevereiro. Enquanto isso vou vivendo pela vida dos outros. Achei esse blog que o menino escreve que parece o próprio céu falando (http://ddlyon.blogspot.com ) e recomendo que todo mundo leia as postagens dele sobre algumas coisas boas - e ruins de se estar lá.
Quem quiser ver mais coisas aqui tem relatórios de pessoas que já participaram do piani, inclusive que foram pra Lyon. Ler a experiência dos outros ajuda bastante a gente a atentar para os nossos erros, muito embora tenha alguns que não há jeito de não cometer.
Quando eu fui pro Canadá o orkut me ajudou muito. Li várias coisas úteis e inúteis - como, por ex, o tipo de tomada que tem lá é só aquela dos dentinhos, não tem a da bolinha - e no fim muitas delas eram só falta de informação das pessoas que escreveram. Como a história do sabonete. Me entupi de sabonete aqui porque morreram de dizer que o de lá não presta. É mentira, o de lá presta tanto quanto os daqui, inclusive tem uns made in brazil. Mesma coisa com shampoos e cremes de hidratação - achei os de lá melhores e mais baratos, inclusive. Mas umas coisa que é mundialmente certa: calcinhas e biquines brasileiros são os melhores. No exterior só existe ou calçolão, ou sunga ou fio dental. 
Por isso fico com um pé atrás quando leio sobre as desventuras dos outros. Mas a verdade seja dita: Se você pode comprar aqui e levar, faça isso. Na hora H aqueles euros do sabonete dariam um belo baguete. Coisa pouca que faz efeito, no fim é uma preocupação a menos de qualquer forma. Me angustia só saber que vou precisar me desdobrar no edredom que na residência não tem e todo mundo fala que é caro - e você não vai levar um edredom do Brasil.


à bientôt ;)